19/06/2024 às 19h12min - Atualizada em 09/10/2024 às 19h12min

Reconhecimento da Agricultura Familiar e Orgânica de Assis e região

Em um cenário onde a busca por uma alimentação mais saudável e sustentável se intensifica, a Feira Bio Brazil Fair, realizada em São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho, serviu como palco para a justa homenagem a figuras cruciais para o desenvolvimento da agroecologia na região de Assis.
 
Homenageados:
Júlio Rosa: Produtor exemplar, Júlio se destaca como um líder local na promoção da agricultura orgânica, coordenando e organizando o Protocolo de Transição Agroecológica junto aos produtores da região.
 
APROA - Associação de Produtores Orgânicos de Assis e Região: Reunindo grande parte dos produtores orgânicos e agroecológicos da região, a APROA contribui significativamente para o acesso a alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
 
As homenagens recebidas por Júlio e pela APROA, pela adesão ao Protocolo da Transição Agroecológica reforçam a importância da atuação local na promoção da segurança alimentar e na construção de um futuro mais sustentável para a região. Mais do que abastecer nossas mesas, a agroecologia demonstra que o Vale do Paranapanema possui um potencial além das monoculturas tradicionais, como cana-de-açúcar, soja e milho.
 
Dentre os trabalhos já realizados nestes pouco mais de 4 anos de existência da APROA, destaque-se o projeto “Saúde e Sustentabilidade”, que entregou aproximadamente 12 toneladas de alimentos agroecológicos para usuários do SUS em vulnerabilidade em saúde. A realização da Feira Agroecológica de Assis nas manhãs de sábado na praça Arlindo Luz desde setembro de 2019. As parcerias com as instituições do sistema S, Senar, Sebrae e Sesc, além do Sindicato rural de Assis na realização de cursos e treinamentos agroecológicos e orgânicos. A inclusão da Apta Paranapanema no PEAPLO - Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.
 
Importante destacar também o trabalho realizado pelo coletivo Curihorta, que reúne pessoas que atuam em prol da Segurança Alimentar através da Agricultura Agroecológica e que entre 2020 e 2021 entregaram mais de 1,5 toneladas de alimentos livre de agrotóxicos para o Abrigo dos Idosos, instituição que atende idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dentro do Projeto “Prato é Direito”, que desenvolve ações para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de Assis.
 
Este texto serve como um tributo aos homens e mulheres que dedicam seu trabalho árduo no campo para garantir que alimentos frescos, nutritivos e livres de agrotóxicos cheguem às nossas mesas. Através da agroecologia, eles geram renda, preservam o meio ambiente e constroem uma relação harmônica entre o homem e a natureza.
 
Convite à Ação:
 
Junte-se a este movimento que cresce a cada dia! Acesse as redes sociais da APROA e da Feira Agroecológica de Assis e tenha acesso a produtos nutritivos e saudáveis:
 
APROA: https://www.instagram.com/aproa.assis/
 
Feira Agroecológica de Assis: https://www.instagram.com/feiraagroecologicadeassis/
 
Whatsapp da Feira Agroecológica: wa.me/5518996302030
 
Cledir Mendes Soares - Cientista Econômico Msc em Recursos Hídricos e Especialista em Desenvolvimento Local e ODS. Conselheiro Suplente no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, representando a Sociedade Civil pelo Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas.
 
E-mail - [email protected]
 
Linkedin - https://www.linkedin.com/in/cledir-mendes
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.