18/09/2024 às 19h01min - Atualizada em 18/09/2024 às 19h11min

Pintor profissional e artistas revitalizam fachada de escola em Assis

Ideia foi realizar uma pintura orgânica nos muros, com temas florais e bastante cores


Nos dias 12 a 17 de setembro, o pintor profissional assisense, Jean Galvão, colocou em prática um desejo antigo de promover uma ação social na EE Léa Rosa de Melo Andreghetti, onde ele concluiu todo seu estudo, desde o Fundamental ao Ensino Médio.

A ideia foi realizar uma pintura orgânica na fachada da escola, com temas florais e bastante cores, contando com o apoio de empresas e amigos. "Só foi possível tornar esse sonho realidade com a ajuda de profissionais da área".

Uma dessas ajudas veio da artista plástica Barbara Gomes da cidade de Taubaté (SP), que Jean conheceu em uma visita a uma fábrica de tintas em São Bernardo do Campo (SP). Um outra ajuda veio da artista Julia Elisabeth, de Londrina (PR), Elas enalteceram o uso dos florais. "É uma pintura livre, com formas variadas, linhas; uma composição de elementos em harmonia", diz Barbara. "A pintura orgânica é uma arte fluída com elementos irregulares e pode conter elementos botânicos; uma arte livre para usar a imaginação", completa Julia.

Outra artista participante dessa ação é a também assisense Vanessa Maia. "Pintura orgânica é arte! Arte é aquilo que a pessoa sente, gosta, é sua cosmovisão sendo exteriorizada através das cores, ou dos riscos, em outros casos nos sons e ritmos. Arte é viva! Pintura orgânica é dinâmica, é autêntica!", declara.

Outros colaboradores do projeto foram o pintor letrista Rafael Panobianco e o pintor profissional Fernando Granado, ambos de Assis.


Processo
Nos dias 12, 13 e 14, Jean fez o hidrojateamento e a impermeabilização dos muros e também pintou um portão. Já no dia 15 à noite, com a presença das artistas, foi feita a marcação e contornos da arte com o auxílio de um projetor. Na manhã do dia 16, teve início a pintura, que se estendeu por todo o dia e parte da noite, deixando a conclusão para o dia seguinte.

Para Jean isso vai além de ser apenas uma pintura. "Meu desejo era que parte os alunos ao menos pudesse ter contato com a tinta, experimentar pintar com a gente, e quem sabe despertar dentro deles esse sentimento pela profissão, além de entender esse mundo da arte cheio de cores".



Agradecimentos
"Quanto à equipe de voluntários, só tenho a agradecer pelo incrível apoio. São pessoas que abriram mão de suas vidas e suas cidades para estar comigo nessa jornada", enaltece.

Agradeceu também outros profissionais, como Diogo Dias e Michael Hippler, que registraram as imagens.

"Tenho que agradecer também todas as empresas que nos ajudaram na construção desse maravilhoso projeto e claro também a escola, através do seu diretor, Juarez, e sua vice-diretora, Mariana, que tiveram toda a sensibilidade e compreensão de abrir as portas da escola para nós".

"Eu sempre digo que na vida não vale a pena ser passado desapercebido, é preciso marcar, deixar seu legado e ser lembrado um dia por algo que realmente fez a diferença: Eu sou essa pessoa e quero que se lembrem de mim", finaliza Jean.

Jean Galvão (primeiro à esquerda) com os profissionais e artistas envolvidos no projeto

Profissionais envolvidos nesta ação

@rafaelpanobianco26

@ju.murais (Julia Elisabeth)

@babidelicat.arts (Barbara Gomes)

@fernandogranado_pintor

@vanessamaia.art

@masterchefpinturas (Jean Galvão)

@diogodiasphoto

@michael_hippler


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.