Entre os dias 7 e 30 de novembro, a Galeria de Artes de Marília será o espaço da instalação imersiva da artista visual mariliense Luciana Crepaldi. Intitulada "Impermanente", a exposição multilinguagem convida o público a mergulhar nas histórias e peculiaridades das casas de madeira construídas entre as décadas de 1930 e 1960, na Alta Zona da Mata Paulista, com foco especial em Marília.
A exposição apresenta uma coleção de fotografias que retratam a arquitetura, os aspectos estéticos e sociais dessas construções, evidenciando suas adequações e o percurso rumo ao desaparecimento, simbolizando a impermanência da sua existência, da vida. Faz parte da instalação, relatos de moradores e admiradores dessas casas, tanto em texto quanto em áudio disponibilizados por QR Codes que tornam a experiência memorável e ainda mais imersiva.
Um dos destaques da instalação é sua proposta multissensorial que evidencia seu caráter lúdico e educacional. Uma ambientação sonora do cotidiano dessas moradias, aromas e objetos antigos, cedidos pelo Museu de Antiguidade de Marília, que contam histórias e despertam a memória afetiva e olfativa dos visitantes.
Para Crepaldi, a exposição é uma maneira de instruir e reconectar as pessoas com recordações e com a própria história de Marília. "Estas singelas casas de madeira que retrato, carregam narrativas onde a impermanência evidencia nossa efêmera existência. Desejo oferecer reflexões em uma experiência sensorial que resgate emoções, permitindo que o público se confronte e conecte com a afetividade dessas moradias", destaca.
A exposição oferece uma experiência interativa. O público está convidado a partilhar suas lembranças e reflexões, escrevendo relatos que podem ser pendurados em um varal de memórias que faz parte da instalação. No último dia, haverá o sorteio de uma fotografia da série "Impermanente". Para participar, basta assinar o livro de presença e publicar fotos ou vídeos da exposição no Instagram, marcando o perfil da artista: @lucianacrepaldi_photoart.
Durante o período da exposição, a artista também fará, por meio de vídeo, visitas guiadas que expõem curiosidades e sutilezas das imagens retratadas. A exposição é aberta ao público em geral, com um convite especial a professores e alunos de escolas municipais e universidades da região, como forma de promover uma reflexão sobre a preservação da memória sociológica e cultural e a relevância dessas construções para a história e autoestima de uma sociedade.
Quem é Luciana Crepaldi, nascida em Marília, é uma artista visual com formação em arquitetura e urbanismo pela PUC Campinas e especialização em fotografia autoral no Centre Civic Pati Llimona, em Barcelona. Seu trabalho já foi exposto em países como França, Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Espanha, onde parte de suas obras integra coleções privadas. Sua pesquisa ao utilizar a técnica da escanografia na série "Escaneandome" é referência em teses sobre a arte contemporânea. Seus trabalhos já foram contemplados em diversos editais culturais no Brasil.
O projeto, premiado no Edital nº 10/2023 da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília, com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura conta com o apoio do Estúdio Crepaldi; produtora Cinegoria; O Porta Voz Assessoria de Comunicação e Eventos e da Life, internet e comunicações.
Serviço ExposiçãoMultilinguagem: "Impermanente"
Artista: Luciana Crepaldi
Quando: 7 a 30 de novembro
Local: Galeria de Artes de Marília – Av. Sampaio Vidal, 245
Horário: Terça a sexta das 9h às 17h e no sábado das 13h às 17h