Nesta quarta-feira, 27, a Polícia Civil de Assis iniciou a operação “Alicantina”, para apurar crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa na Prefeitura de Assis. Várias viaturas estavam no estacionamento do paço municipal.
a operação partiu de uma investigação policial que foi requisitada pelo Ministério Público Estadual. Foram expedidos mandados de busca e apreensão para seis locais que foram alvos de buscas, sendo um deles a Prefeitura de Assis.
A investigação pauta na conduta de secretários de Negócios Jurídicos de anos anteriores (2019/2023). Houve denúncia de que estariam recebendo em dinheiro os honorários advocatícios pagos para efetuar o parcelamento de dívidas ativas das execuções fiscais. E esses valores não eram depositados na conta de honorários da administração pública municipal, o que configurara crime contra a administração pública.
A execução dos mandados foi realizada pelos policiais civis com o apoio do Tribunal de Contas do Estado e da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Judiciária Deinter-8. Foram apreendidos aparelhos celulares, notebooks e documentação que esteja vinculada ao recebimento desses honorários não repassados para a conta da prefeitura.