Continuam as buscas por menino de 10 anos desaparecido em Assis
Comandante da Polícia Militar de Assis pede calma à população e critica autores de notícias falsas
13/12/2024 11h35 - Atualizado há 1 mês
Mateus está desaparecido desde quarta-feira - Imagem: Redes Sociais
As buscas por Mateus Bernardes Valim, de 10 anos de idade, continuam. O menino saiu para andar de bicicleta por volta das 13h desta quarta-feira, 11, e não retornou para casa.
Segundo sua mãe, Andressa Valim, Mateus estava com uma camiseta do Barcelona shorts jeans e chinelo. A bicicleta dele é cromada com guidão de moto e banco de Mobilete.
Após a família realizar boletim de ocorrência, a Polícia Militar de Assis iniciou as buscas e a Polícia Civil, as investigações.
Na manhã de hoje, 13, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente coronel Thomassian, divulgou um áudio solicitando que a imprensa informe à população que as buscas estão sendo feitas e também criticou os autores de notícias falsas sobre a localização ou avistamento da criança.
Segundo ele, a Polícia Militar iniciou as buscas assim que recebeu a notícia do desaparecimento de Mateus. “Até o momento as informações estão muito desencontradas”. Disse que existem muitas informações fantasiosas que estão atrapalhando a investigação da Polícia Civil e a atuação da Polícia Militar. “Peço para a imprensa de Assis orientar a população para manter a calma e aguardar”.
O tenente coronel afirmou que a Polícia Civil, por meio de delegados e investigadores, está empenhada para localizar a criança. “A Polícia Militar também está empenhada nas ruas”.
O delegado solicitou à Polícia Militar o apoio do Canil BAEP e do helicóptero Águia para auxiliar nas buscas. “Nós mobilizamos toda essa tropa para localizar o garoto”.
Reforçou que, como há muitas informações desencontradas, não existe a possibilidade de precisão do local por onde Mateus andou pela última vez em que foi visto. “Existem vídeos e imagens que mostram ele circulando de bicicleta, em que realmente é ele. Existem outros vídeos que dizem que é ele, mas não é. Então peço paciência, que confiem no trabalho das Polícias, pois está todo mundo empenhado para localizar o garotinho”.
Showzinho na internet
O comandante também criticou que há muitas pessoas na internet divulgando informações falsas. “Tem gente querendo aparecer. Aproveita o momento de dor da família, o momento de stress, e começa a fazer showzinho na internet para aparecer”.
Ele comentou que na noite de ontem, 12, uma youtuber da cidade, junto com os familiares, entrou em uma área de mata, baseada em uma informação que não sabia se era verdadeira ou não, e ficaram durante a noite inteira no local procurando o menino. “Eles atrapalharam o trabalho no nosso cão farejador”.
Explicou que o delegado pediu à família para trazer roupas do Mateus, para o cão farejar e posteriormente, juntamente com os policiais, iria adentrar na mata procurando pela criança. “Esse trabalho foi prejudicado porque curiosos entraram na mata e isso tira o rastro do garoto caso ele tenha entrado na mata”. O comandante reiterou que as forças policiais de Assis estão empenhadas para encontrar Mateus. “Peço o trabalho da imprensa para orientar a população que tenha paciência, confie no trabalho das polícias. Nós sabemos fazer o nosso trabalho, tanto a Polícia Civil, que faz a parte investigativa, quanto a Polícia Militar, com o trabalho ostensivo”.
Ele mais uma vez pediu à população para não criar alarde. “Não há motivo para isso no momento porque ninguém sabe o que aconteceu. Assim que soubermos o que aconteceu, informaremos a população de Assis”.