Datena entrevista delegado Thiago Bérgamo por telefone - Imagem: Reprodução
Em entrevista na tarde de hoje, 18, ao apresentador José Luis Datena, do SBT, o delegado Thiago Bérgamo, da Central de Polícia Judiciária de Assis, deu mais informações sobre o assassinato de Matheus Bernardo Valim, de 10 anos de idade, que havia desaparecido no último dia 11.
O delegado relatou que foram cinco dias intensos de investigação, com várias técnicas, utilização de câmeras de segurança pela cidade, além de oitivas. Com isso, a Polícia Civil conseguiu traçar uma área geográfica onde Matheus poderia estar – e onde foi encontrado ontem, 17: uma mata na Vila Tênis Clube.
Em uma primeira oitiva, o suspeito negou o crime, mas, segundo o delegado, apresentou muitas incongruências. Hoje foi realizada uma nova oitiva e o investigado confessou o crime, inclusive com alguns detalhes.
O delegado disse que no próprio dia em que Matheus desapareceu, o réu confesso cometeu o homicídio, na mata em que corpo do menino foi encontrado. O homem, de 46 anos de idade, é borracheiro, consertava bicicletas e morava perto da vítima.
O corpo de Matheus foi encontrado esquartejado, com a cabeça e os braços serrados. Datena questionou se há sinais de violência sexual e o delegado informou que o laudo ainda não foi concluído. O homem disse à Polícia que não violentou a criança.
Segundo Bérgamo, não há indícios de que o homem tenha cometido outros homicídios, mas abusos praticados por ele estão sendo apurados.
O delegado comentou que o assassino é bem tranquilo. “Ele não aparenta ser o monstro que cometeu esse tipo de crime”. E diz à Polícia estar muito arrependido do crime. “Ele fica toda hora falando que foi uma barbaridade”.
Bérgamo acredita que ele cometeu esse crime sozinho. “Por um momento ele chegou a citar vozes na cabeça, inventou um parceiro imaginário, mas acreditamos que não tenha havido nenhuma coautoria, que ele teria praticado sozinho”.
No momento, está cumprindo prisão temporária até as investigações serem finalizadas. Será pedida a prisão preventiva e provavelmente ele passará o julgamento preso até a condenação definitiva. O delegado informou ainda que o assassino não se encontra mais em Assis, sendo transferido para uma cadeia em outra cidade.