Se for com base no público que tem acompanhado os últimos ensaios da bateria, o desfile da Escola de Samba Unidos da Vila Operária deverá atrair milhares de pessoas no desfile marcado para este sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 21 horas, na avenida Siqueira Campos.
O enredo escolhido pela agremiação em 2024 é uma homenagem à mais antiga professora do bairro, Dora de Maio Bermejo. Ao lado dos filhos, ela deverá estar presente para acompanhar a apresentação. O enredo da Unidos da Vila Operária será “Dona Dora – A educadora e matriarca de sambistas”.
Sem desfile oficial há anos, a Unidos da Vila Operária consegue manter viva a tradição, se apresentando com recursos próprios, arrecadados com promoções realizadas ao longo do ano.
Há três meses, o carnavalesco Audálio Duarte deixou a cidade de Marília, onde reside e trabalha, para ‘morar’ no barracão da V.O. e preparar as fantasias e alegorias. Ele conta que a escola deve ter algumas surpresas no desfile, ainda guardadas a sete chaves. “Nem a diretoria sabe algumas surpresas que estamos preparando”, garante.
Serão cinco alas, além da bateria comandada por Silvinho Bermejo, reunindo mais de 60 componentes, que têm ensaiado desde o início do ano.
Duarte explica que três alegorias estão sendo preparadas. Uma delas, representará uma sala de aula, onde dona Dora trabalhou por mais de 30 anos. Pela primeira vez na história do carnaval do interior de São Paulo, o samba enredo também será interpretado em linguagem com sinais de libra.
Fonte: Jornal da Segunda