Telma Spera esclarece real situação com pequenos e médios produtores rurais de Assis

Prefeita apontou que foram levantadas muitas irregularidades relacionadas a vários serviços, como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar

02/05/2025 09h11 - Atualizado há 2 semanas
Telma Spera esclarece real situação com pequenos e médios produtores rurais de Assis
Telma Spera com produtores rurais e membros da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Assis, durante o I Festival de Sabores e Turismo Rural - Imagem: Arquivo/Divulgação

A prefeita de Assis, Telma Spera, entrou em contato com a Redação do Assis News para esclarecer alguns assuntos abordados em uma reportagem em que agricultores apontam que estão acumulando prejuízos após a Prefeitura de Assis suspender a compra de alimentos da agricultura familiar.

Telma Spera esclareceu que sua equipe constatou muitas irregularidades relacionadas a vários serviços do setor da agricultura, dentre eles o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Ela também apontou que foram levantadas outras inconformidades, como a destinação da viatura da Patrulha Rural, que estava há aproximadamente dois anos sendo utilizada fora de sua finalidade. “Nós regularizamos a situação e a viatura já foi colocada a serviço da Patrulha Rural”. Acrescentou que o uso dos equipamentos para apoio do pequeno produtor rural não era democratizado. “Os atendimentos realizados em apenas um mês depois que reorganizamos a utilização dos equipamentos foram numericamente os mesmos de todo o ano passado”, destaca.

Telma Spera afirmou que a Prefeitura de Assis vem realizando um trabalho com os pequenos e médios produtores desde janeiro deste ano. “Além dos nossos levantamentos, ouvimos inclusive o Sindicato Rural de Assis. Refizemos toda a legislação cuidadosamente e já a submetemos à Câmara Municipal de Assis. Paralelamente reestruturamos os processos e fluxos de trabalho”.

Ela garantiu que os produtores locais não vão pagar mais nenhuma taxa. “Eles serão privilegiados e só compraremos de produtores de cidades da região quando não tivermos o nosso. Não teremos mais atravessadores, ou seja, pessoas que se apresentam como produtores, mas trazem produtos de fora. Enfim, estamos arrumando a casa”, afirma.  Os dois serviços (PAA e PNAE) serão reabertos, mas agora com tudo organizado e sem lesar ou privilegiar ninguém. Viemos para reorganizar e fazer o certo”, acrescenta. “A grande maioria dos produtores rurais está muito feliz. Eles entendem a situação e nos apoiam”, completa.

Além disso, a prefeita informou que a administração tem proporcionado capacitação dos produtores rurais, inclusive com o apoio do SENAR. Adiantou que também está sendo implantada, na Vila Agro, uma cozinha para treinamentos, além de estar sendo planejado o retorno do escritório do (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de volta para Assis. “Iremos implantar ainda outros serviços que facilitarão a vida dos produtores rurais de toda a região”, finaliza Telma Spera.


Notícias Relacionadas »