Dona Lia, fundadora da Assocana, morre aos 98 anos

Maria Amélia de Souza Dias foi sempre atuante no setor canavieira e um exemplo na sociedade regional, sobretudo no agronegócio

05/05/2025 11h13 - Atualizado há 2 semanas

Morreu na madrugada desta segunda-feira (5), aos 98 anos de idade, Maria Amélia de Souza Dias, a dona Lia, muito conhecida e respeitada na sociedade regional, especialmente no setor do agronegócio.

Ela foi fundadora da Assocana (Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana do Vale do Paranapanema), em 1977, da qual foi presidente e sempre atuante.

Em suas redes sociais, a Assocana emitiu uma nota de pesar:

“Nesta segunda-feira (5/5), aos 98 anos, nos deixou Dona Lia — Maria Amélia de Souza Dias — mulher de força, visão e coração imenso.

Fundadora da Assocana, ela acreditava na união dos produtores e no cuidado com os trabalhadores do campo. Foi pioneira, corajosa, e abriu caminhos onde antes não havia espaço para mulheres.

Com o apoio dos produtores e muita determinação, Dona Lia fundou a Assocana em 1977. Hoje, somos cerca de 400 associados que seguem unidos, dando continuidade ao legado que ela construiu com tanto amor e coragem.

Por trás da firmeza, havia sempre uma escuta atenta, uma ação generosa. Foi assim que ela transformou vidas e plantou as raízes do que somos hoje.

Seu legado continua vivo em cada um de nós — associados, colaboradores e amigos — que seguimos com orgulho essa história que ela começou.

Com carinho, Assocana!”


Notícias Relacionadas »