Vereador João da Silva Timba articula reunião com governador para salvar pediatria do HRA

Mobilização envolve prefeita de Assis, parlamento da UVESP e Câmaras Municipais da região para pressionar o Estado a manter atendimento pediátrico essencial

05/05/2025 12h22 - Atualizado há 4 dias
Vereador João da Silva Timba articula reunião com governador para salvar pediatria do HRA
Timba, Telma Spera e Cristian Nogueira se unem para manter pediatria no Hospital Regional de Assis - Imagem: Divulgação

Preocupado com a possibilidade do fechamento do serviço de pediatria do Hospital Regional de Assis, o vereador João da Silva Timba, que também é diretor regional da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), tomou a iniciativa de organizar uma reunião com a prefeita de Assis, Telma Spera, e com o presidente do parlamento regional da UVESP, Cristian Nogueira.

A reunião teve como foco a mobilização para uma audiência urgente com o secretário estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, ou, se necessário, com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a fim de discutir soluções para a crise enfrentada pelo hospital. De acordo com o vereador o serviço de pediatria corre o risco de ser desativado por falta de médicos especialistas, situação agravada pela ausência de concursos públicos nos últimos anos para essa área. Vários profissionais se aposentaram e, atualmente, não há pediatras disponíveis para manter o atendimento.

"A situação é crítica e não afeta apenas Assis, mas toda a região. O Hospital Regional é referência para dezenas de municípios, e não podemos aceitar a perda de um serviço tão essencial quanto a pediatria", alertou Timba, que está liderando o movimento regional em defesa da saúde infantil.

Durante o encontro, foi decidido que Cristian Nogueira e Timba, como representantes regionais da UVESP, irão se reunir com demais Câmaras Municipais da região para unir forças em torno da causa. O objetivo é reunir apoio político suficiente para viabilizar a audiência com o governo estadual e pressionar pela realização de concurso público específico para pediatras.

A articulação também conta com o apoio da UVESP estadual.

A data da reunião com o governo ainda será definida, mas a mobilização já está em andamento. "Essa é uma luta por vidas. Vamos buscar todas as instâncias necessárias para garantir que a pediatria continue funcionando e atendendo quem mais precisa: nossas crianças", reforçou o vereador Timba.

Fonte: Câmara Municipal de Assis


Notícias Relacionadas »