A cantora Lady Gaga fez uma revelação que pode incentivar milhares – senão milhões – de mulheres que passaram pela mesma situação a procurar ajuda.
A artista foi estuprada por um produtor musical, engravidou e teve que se submeter a um aborto. Gaga tinha 19 anos de idade na época e a violência sofrida foi relatada em seu documentário “O meu lado invisível”, da Apple TV. "Eu tinha 19 anos, já trabalhava no ramo e um produtor me disse: 'tire a roupa' e eu disse não. Eu saí e eles me disseram que iriam queimar todas as minhas músicas. E não pararam. Eles não pararam de me perguntar, e eu simplesmente congelei e eu... eu não consigo nem lembrar. Primeiro senti uma dor total, depois fiquei paralisada", disse. Após o abuso, ela procurou um hospital por sentir dores.
Devido ao trauma, a cantora entrou em surto psicótico total. "Tive um surto psicótico total e, por alguns anos, não fui a mesma garota. A maneira como me sinto quando sinto dor é como me senti depois de ser estuprada. Já fiz tantas ressonâncias magnéticas e exames que não encontraram nada. Mas seu corpo se lembra".
Gaga desenvolveu Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e, em seguida, descobriu a fibromialgia, uma síndrome que se caracteriza por dores generalizadas, principalmente na musculatura. "Eu não conseguia sentir meu próprio corpo. Primeiro, senti uma dor intensa, depois fiquei dormente e, depois disso, fiquei doente por semanas", detalha. As fortes dores provocadas pela fibromialgia fizeram com que, em 2017, tivesse que cancelar uma apresentação no Rock in Rio no Brasil.
Ajuda
A terapeuta, psicanalista e neuropsicalista Viviane Martins, especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise Infantil e Adolescente, postou em sua rede social um vídeo de Lady Gaga falando sobre sua experiencia: “Depois que fui abusada quando tinha 19 anos, eu mudei para sempre. Parte de mim se apagou por muitos anos. Eu não contei a ninguém, eu mesma evitei, senti vergonha, mesmo até hoje, aqui em frente de todos sinto vergo do que aconteceu comigo. Ainda há dias em que sinto que foi minha culpa. Depois de compartilhar o que aconteceu comigo com homens muito poderosos nesta indústria, ninguém me ajudou. Ninguém me ofereceu orientou ou uma mão amiga para me levar a um lugar onde eu sentira justiça. Eles nem me apontaram a direção da assistência de saúde mental que eu tanto necessitava. Aqueles homens se esconderam porque tinham medo de perder o poder. E porque eles se esconderam, eu comecei a me esconder. Depressão, ansiedade, transtornos alimentares, trauma: estes são apenas alguns exemplos das forças que podem levar a este estado de dor.
Tenho a sorte de ter os recursos para me ajudar. Mas para muitos os recursos não existem, ou as pessoas nçao tem como pagar por eles ou acessá-los.
Uma em cada pessoa no mundo sofre de doença mental; 300 milhões de pessoas sofrem de depressão; 60 milhões de pessoas vivem com transtorno afetivo bipolar; 23 milhões de pessoas são afetadas por esquizofrenia; e 800 mil pessoas morrem todos os anos de suicídio. Em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem nenhum tipo de tratamento”, disse Lady Gaga.
Viviane afirmou que a terapia é importante no nosso dia a dia. “A nossa vida tem muitos altos e baixos e às vezes a gente precisa de um apoio extra para reencontrar o equilíbrio e construir uma vida um pouco mais leve, deixando para trás tudo o que impede a gente de seguir em frente”.
Destacou que a terapia é um abraço que ajuda a pessoa a organizar os pensamentos, lidar com as emoções e, além disso, se fortalecer e se sentir mais segura para tomar qualquer decisão. “Também te ajuda a lidar com o stress de forma mais saudável e dar um novo significado a experencias dolorosas. Mas para isso você precisa permitir que as coisas do passado não atrapalhem no hoje e no amanhã”.
“A terapia te oferece um espaço seguro para resolver e superar esses desafios. Não espere chegar ao fundo do poço. Procure ajuda. Por mais que você ache que não existe a força dentro de você. Eu posso te falar que existe sim. Você tem uma força tão grande que ainda não descobriu”, afirma a profissional.
Serviço
Viviane Martins - terapeuta, psicanalista, neuropsicalista e especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise Infantil e Adolescente
Contato: 18 99738-6066
Redes Sociais: Facebook | Instagram