Um estudo sobre o mercado de turismo em Londrina, com informações detalhadas sobre o perfil dos visitantes e o impacto que o setor tem na comunidade local. A Sondagem de Mercado do Turismo, produzida pelo Sebrae/PR, será apresentada a empresários do setor no dia 27 de fevereiro, às 10h30, no Hub do Turismo de Inovação, segundo piso do Boulevard Shopping Londrina. Para acompanhar, é necessário confirmar a inscrição por este link.
A pesquisa busca fornecer informações sobre as particularidades, preferências e comportamentos dos visitantes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento dos circuitos turísticos locais, em sintonia com os princípios de um Destino Turístico Inteligente (DTI). Para isso, traz conteúdos como a identificação do perfil do viajante, análise do comportamento durante a viagem, avaliação da percepção sobre os destinos e contribuição para a estratégia de transformar Londrina em um DTI.
A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, diz que, há muitos anos, a cidade não tem uma pesquisa sobre o perfil do turista e o estudo veio para responder a uma série de perguntas importantes para o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, de fortalecer a cadeia do turismo e tornar Londrina mais atrativa para os visitantes.
“Entender o perfil do turista, o que ele vem fazer na cidade, o que ele consome, onde se hospeda, é importante para os empreendimentos da cadeia, formada por hotéis, restaurantes, agências, organizadores de eventos, meios de transportes e outros”, afirma Leda.
A diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Tatiana Porto, considera a pesquisa uma ferramenta valiosa para o Poder Público, pois, com base nas informações, será possível desenvolver políticas públicas para melhorar a experiência do visitante de Londrina.
“Nosso objetivo é que essa pessoa se hospede, aprecie nossa gastronomia e nossos atrativos turísticos. Por isso, o resultado dessa pesquisa é fundamental para que possamos moldar políticas que atendam às demandas dos visitantes, realizar um planejamento urbano eficiente e planejar estratégias para o turismo”, destaca.
Após a apresentação exclusiva, programada para o fim deste mês, o estudo completo deve ser publicado no site https://londrinaturismo.com.br.