5ª CNSTT reúne delegações de todo o Brasil e conta com a presença de Tarumã

Conferência apresentou o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”

Por
3 3 Min
5ª CNSTT reúne delegações de todo o Brasil e conta com a presença de Tarumã
Divulgação

Entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, Brasília foi palco da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), um dos mais importantes eventos do setor, promovido pelo Ministério da Saúde e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reuniu mais de 3.000 participantes de todas as regiões do país.

Com um público diverso e representativo, a CNSTT contou com a presença de nomes importantes no cenário nacional e internacional, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Lou Sans Magano, e o representante da OPAS/OMS no Brasil, Cristian Morales, além de diversos profissionais, gestores, pesquisadores e representantes de entidades ligadas à saúde e aos direitos dos trabalhadores.

Tarumã também marcou presença no evento com a participação do nutricionista da E-Multi, Luiz Henrique Campos, que integrou a delegação da região de Marília. Sua presença foi viabilizada com o apoio do município, por meio da articulação da secretária de saúde Elaine e da coordenadora Simone, que garantiram o suporte necessário para o deslocamento até o local de embarque.

A participação de Tarumã foi fundamental para dar visibilidade às realidades e desafios do interior paulista no que diz respeito à saúde do trabalhador, reforçando o diálogo com outros municípios da DRS de Marília. Também integraram a delegação regional: Maria Aparecida Alves de Oliveira, Wellington Aparecido Silva, Aline Francielle de Souza Bento, Amélia Aparecida dos Santos Guedes, Eliza Aparecida Bezerra dos Santos, Jocieli Valga dos Santos e Silvana Moreira Battaglioti.

Foi um marco muito importante em termos de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, tanto pelos avanços diretos que tendem a derivar desse evento — agregando ao trabalhador uma saúde que não se limite à ausência de enfermidades — quanto pelo enriquecimento de ideias e perspectivas por meio das trocas entre profissionais de diferentes regiões do estado de São Paulo, do Brasil e de alguns outros países do mundo.

A participação na CNSTT fortalece o compromisso de Tarumã com a promoção da saúde, a valorização dos trabalhadores e a construção de políticas públicas mais justas, humanas e inclusivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Notícias Relacionadas »