12/03/2024 às 12h10min - Atualizada em 12/03/2024 às 12h10min

Nova onda de calor deve elevar temperaturas no centro-oeste paulista

Termômetros em Bauru e Marília (SP) devem beirar os 40°C até domingo, segundo o IpMet


A nova onda de calor que atinge regiões do Brasil desde segunda-feira, 11, também deve elevar as temperaturas em Bauru (SP) e Marília (SP) até domingo, 17.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IpMet), Bauru deve registrar máximas, na maioria dos dias, de 37°C, enquanto as mínimas não devem ficar abaixo dos 17°C. Na sexta-feira, 15, a previsão é de 37°C de máxima e mínima de 24°C.

Em Marília, a situação pode ir além e os termômetros podem beirar os 40°C, com o registro de máxima prevista para quinta-feira (14), com 39°C. O tempo tende a ficar estável, sem possibilidades de chuva.

Segundo especialistas, a onda de calor acontece quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias.

De acordo com o Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a regiões sul do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem ter calor intenso até sexta-feira.

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve acontecer entre quarta, 13, e quinta, 14.

Fonte: G1


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.