23/01/2024 às 18h37min - Atualizada em 23/01/2024 às 18h37min

Ourinhos busca melhor gestão dos resíduos de obras municipais

Município aderiu ao PROBEN-RCC - Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil


No início do mês, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP – esteve em Ourinhos (SP) para a formalização do ingresso do município no Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil – PROBEN-RCC, na busca por soluções sustentáveis e eficientes na gestão de resíduos da construção civil provenientes de obras públicas.

Recebidos pelo secretário de Meio Ambiente de Ourinhos, Maurício Amorozini, e pelo secretário adjunto, Mario Henrique Toloto, os colaboradores Vandeir Figueiredo e João Vitor Franco estiveram na sede da secretaria para discutir os detalhes do programa, destacando a implementação da usina móvel de beneficiamento de resíduos da construção civil, bem como a disponibilização de um caminhão e operador, fornecidos pelo Consórcio.


Após a reunião, os representantes foram encaminhados para o local que abrigará a usina móvel para conhecer a estrutura física local e discutir as adaptações necessárias para a implementação do programa.

“Essa é uma ação fundamental para viabilizar o processamento adequado dos resíduos provenientes das obras realizadas pela prefeitura, minimizando o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade no reuso desses materiais, que se tornam um ótimo subproduto que é utilizado na manutenção de estradas rurais”, disse Figueiredo.

Para Maurício Amorozini, este é um grande passo para acabar com o passivo dos resíduos da construção civil. “Transformaremos o passivo em ativo, beneficiando, através do PROBEN-RCC, os resíduos das obras municipais e transformando-os em material de manutenção de estradas rurais”, acrescentou.


A adesão ao PROBEN-RCC representa um passo importante para Ourinhos, uma vez que possibilitará o tratamento adequado e a destinação correta dos resíduos de construção civil gerados pelas obras realizadas pelo poder público.

Em breve, a usina móvel estará operando no município, executando o beneficiamento desses materiais, contribuindo assim para a redução de resíduos enviados aos aterros sanitários e para a promoção de práticas mais sustentáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação CIVAP


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.