Na última quinta-feira, 4, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP, juntamente com membros da Câmara Técnica de Agricultura e Meio Ambiente, visitou uma empresa no município de Rolândia (PR), para conhecer um equipamento que beneficia os resíduos volumosos.
Os RVs são resíduos que não se enquadram no RCD (Resíduos de construção e demolição), mas que devido às suas dimensões não são recolhidos pela coleta municipal, como móveis, sofás, pallets, galhos, troncos de árvores, dentre outros. Os resíduos volumosos têm sido um grande desafio para os municípios, ocupando grandes espaços em aterros municipais e áreas de descarte e que demandam um custo alto para a destinação correta.
Desde o ano de 2023, o CIVAP, por meio de sua equipe de projetos, tem realizado pesquisas e busca por empresas, tecnologias e parcerias para a viabilização de implantar um programa de beneficiamento do resíduo volumoso dos municípios consorciados.
Em março de 2024, depois de muitos estudos de viabilidade, a equipe de projetos do CIVAP encontrou uma empresa no estado paranaense, disposta a atender um cronograma pré-estabelecido de atendimento aos municípios do CIVAP, por meio de polos, para o beneficiamento dos resíduos volumosos, de forma totalmente gratuita, sem nenhum custo para o município. A articulação trará aos consorciados a solução ambiental e financeira para a destinação dos resíduos volumosos.
“É uma alegria imensa poder estruturar um programa que irá trazer soluções para os municípios do CIVAP, de forma que estes não terão custos, já que o programa levará o equipamento em polos próximos aos municípios” disse Vandeir Figueiredo, um dos gerentes de projetos responsáveis pelo programa.
Nos próximos dias, a equipe de projetos se reunirá com a empresa parceira para estruturação do cronograma para o seu lançamento oficial e atendimento aos municípios.