O curta-metragem "Habitar", resultado de uma coprodução entre a produtora mariliense Cinegoria e o Cinema Instantâneo, de São Carlos, está conquistando reconhecimento internacional ao ser selecionado para importantes festivais de cinema.
Produzido pelo cineasta Cristiano Anechini e dirigido por Antônio Fargoni Jr., o filme mergulha na realidade de uma família rural, entrelaçando os universos dos dinossauros e dos antepassados indígenas da região de Marília e Vera Cruz. Em meio ao cotidiano dessa família, o espectador é levado a uma reflexão profunda sobre a efemeridade da vida e a conexão intrínseca com a história ancestral.
As locações em Marília, tiveram cenas gravadas na basílica de São Bento, na avenida das Esmeraldas e no Museu de Paleontologia, com a participação do paleontólogo William Nava. Elas conferem ao filme uma atmosfera autenticamente regional, provocando reflexões sobre a preservação da memória e a valorização das raízes indígenas.
O curta foi resultado das ações do 1º Ciclo de Formação de Cinema do Interior, realizado em 2022 como parte da Mostra Curumim de Cinema baseado no argumento de Anechini, que também é presidente do Clube de Cinema de Marília e um dos consultores da segunda edição do Ciclo de Formação, que está com inscrições abertas até 24 de abril.
Desde sua estreia, “Habitar” vem conquistando reconhecimento em festivais. A obra participou do 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum em 2023. A partir daí o curta alcançou reconhecimento internacional ao ser selecionado para o 12º AGON - International Archaeological Film Festival, na Grécia, um dos principais eventos dedicados à arqueologia na Europa e, para o Bangladesh International Short and Independent Film Festival na Ásia.
"Habitar é mais do que um filme, é um testemunho da rica história e cultura da nossa região. Sua seleção para festivais internacionais é um reconhecimento de sua importância. Estou orgulhoso de fazer parte deste projeto e ver como ele ressoa em um contexto global. Agradeço a parceria do Cinema Instantâneo e de todos que fizeram parte desse projeto tão significativo", destaca Anechini.
CristaLab - Laboratório de desenvolvimento de roteiros
Parte do Festival de Cinema de Marília 2024, o CristaLab é uma ação do 2º Ciclo de Formação de Cinema do Interior que está com inscrições abertas até o dia 24 de abril e são direcionadas a roteiristas e assistentes, que irão receber orientação especializada para o desenvolvimento de seus projetos.
Os selecionados para o CristaLab na categoria roteiro para longa de ficção e roteiro para longa documentário irão receber bolsas para se dedicarem aos seus projetos que totalizam R$ 10 mil. Assistentes de roteiro irão receber acesso gratuito ao curso online introdutório.
Interessados em concorrer para as bolsas de roteiristas devem submeter suas ideias escritas em texto corrido ou argumentos para projetos de documentário e ficção, respectivamente. Já os candidatos a assistentes de roteiro devem fornecer uma breve biografia e uma carta de motivação. Para mais informações e inscrições acesse: www.festivalcinemamarilia.com.br.
O 2º Ciclo de Formação de Cinema do Interior, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio do Governo Federal; Ministério da Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura.
A iniciativa reflete o compromisso das instituições em impulsionar o desenvolvimento cultural e profissional no interior de São Paulo, contribuindo para a diversificação e descentralização da produção cinematográfica brasileira.