O Governo do Estado de São Paulo lançou recentemente o programa Integra Resíduos, uma iniciativa destinada a incentivar a destinação correta de resíduos sólidos nas cidades paulistas. O programa já conta com a aderência de mais de 120 municípios, visando a formação de parcerias público-privadas (PPPs) para garantir soluções mais eficientes para a destinação e reaproveitamento adequado desses materiais, ganho de escala, incentivo a reciclagem e soluções para aterros com vida útil reduzida.
Atualmente, o estado de São Paulo produz cerca de 40 mil toneladas de resíduos por dia. Além disso, mais de 180 municípios precisam percorrer mais de 50 quilômetros para destinar esses materiais em aterros sanitários, e 170 aterros têm vida útil menor que cinco anos. O Programa Integra Resíduos surge como uma resposta a esses desafios, oferecendo um caminho pavimentado para a sustentabilidade e soluções para resíduos.
Programa Integra Resíduos
O programa tem como foco aprimorar a gestão dos resíduos sólidos, atendendo às necessidades regionais e locais. Seu objetivo é assegurar uma disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, por meio de projetos sustentáveis sob os aspectos econômico, social e ambiental. Este objetivo alinha-se às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS/SP), buscando a otimização e eficiência no ciclo completo de manejo de resíduos, incluindo coleta, transporte, transbordo, tratamento e disposição final.
Além disso, o programa está diretamente relacionado com as ações propostas pelas ODS, visando o desenvolvimento sustentável de municípios, Estado e do país.
Benefícios para os Municípios do CIVAP
A participação dos municípios no programa Integra Resíduos representa uma oportunidade ímpar aos municípios aderentes. A iniciativa do governo estadual visa estruturar projetos sustentáveis, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as etapas da cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos.
Os municípios interessados devem realizar o cadastro diretamente pelo site https://semil.sp.gov.br/integraresiduos até o final de outubro de 2024, que corresponde à primeira etapa do programa. Após este período, serão iniciadas as reuniões de alinhamento e implementação da iniciativa.
O Programa Integra Resíduos representa uma grande oportunidade para os municípios do CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema – melhorarem a gestão de seus resíduos sólidos de forma sustentável e eficiente. A adesão ao programa pode trazer inúmeros benefícios, alinhando-se às metas de sustentabilidade e eficiência estabelecidas tanto a nível estadual quanto nacional.
O CIVAP reitera a importância do cadastramento dos municípios do Consórcio neste programa, para contribuir para o desenvolvimento dos municípios e também de nossa região, e promover cenário mais eficiente na gestão de resíduos sólidos, e por consequência, um futuro mais sustentável, além de cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS/SP).
Fonte: Assessoria de Comunicação CIVAP