A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) iniciou as inscrições para o FEMA Robótica, um projeto de extensão aberto à comunidade, direcionado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. As inscrições estão abertas até 2 de agosto de 2024, oferecendo 37 vagas para o curso de extensão, distribuídas em duas turmas, sendo 17 vagas para o curso intermediário e 20 vagas para o curso básico.
O curso acontecerá de agosto a novembro de 2024, com aulas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras. O curso básico ocorrerá das 13h30 às 15h10, seguido pelo curso intermediário, das 15h20 às 17h.
No curso básico, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais de Robótica, utilizando os equipamentos LEGO para ensino. As aulas abordarão tanto a montagem quanto a programação de robôs.
O curso intermediário visa preparar as equipes para desenvolver projetos inovadores em Robótica. Os alunos participarão de experiências práticas que os ajudarão a resolver problemas e enfrentar desafios do mundo contemporâneo. Além disso, o curso inclui a preparação para missões em torneios de robótica.
Para participar, é necessário ter entre 11 e 16 anos, estar matriculado em escola pública ou privada de Assis ou região e ter bom desempenho escolar. Para o curso básico, o candidato deverá passar pelo processo seletivo, onde será aplicada uma prova com 15 questões (5 de matemática, 5 de português e 5 de informática básica). Já para o intermediário, o aluno deverá ser certificado no curso básico, na primeira turma de 2024.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário de inscrição. A divulgação da lista dos selecionados, juntamente com o período de matrícula, ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto, e as matrículas serão realizadas após o período de seleção, com as informações sendo comunicadas por e-mail e/ou WhatsApp.
O projeto de extensão FEMA Robótica é coordenado pela professora mestre Diomara Reigato Barros e tem como objetivo incentivar os futuros alunos a estudarem engenharia, automação e computação e forçar a cultura maker (aprender com a prática). O edital completo está disponível para consulta.
Fonte: Assessoria de Imprensa