No final da tarde de hoje, terça-feira, 20, um afogamento no Parque das Águas, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Assis, foi reportado às autoridades. Estiveram no local Unidade de Resgate e caminhão do Corpo de Bombeiro de Assis, policiais militares e unidade do SAMU.
A reportagem do Assis News falou com alguns populares que caminhavam pelo local, mas não quiseram se identificar. Alguns deles estavam caminhando, como fazem todos os dias e viram " queo moço estava nadando, mesmo sabendo que não pode". "Na primeira volta que demos, vimos que ele estava nadando, mas depois ele sumiu, se afogou. O pessoal correu pra chamar o guarda, pra ele avisar alguém".
Essas pessoas informaram que não viram o homem, pois ele já estava dentro da água. "Dizem que ele estava pegando boinha para vender. Nós três passamos aqui e vimos ele mexendo com as mãos e achamos que ele só estava se refrescando". Elas continuaram caminhando até o outro lado e perceberam que o rapaz havia sumido.
Segundo uma outra pessoa que estava no local, mesmo não podendo nadar no lago, deve haver um salva-vidas. "Agora alguém tem que tomar uma atitude, colocar um salva-vidas, um bote, para prestar socorro em uma emergência. Ninguém vai entrar na água para socorrer alguém que estiver afogando sem o equipamento adequado", diz. "Aqui não tem salva-vidas e agora tem que ter. É a segunda vez que isso acontece. Só fica um guarda por algum tempo e também há placas que informam que é proibido nadar, mas as pessoas não obedecem"
Vigilância
O coordenador de vigilância Moisés da Silva Ferreira informou que estava do outro lado e observou que havia um rapaz no meio do lago, tentando voltar para a margem. "Vi que ele estava se debatendo e imaginei que ele estava se afogando e chamei o Corpo de Bombeiros. Vim correndo para observar o local correto e passar as informações aos bombeiros. Quando cheguei, ele já tinha afundado".
Foram encontrados uma carteira com documentos e pertences da possível vítima às margens do lago, mas nenhuma identificação foi confirmada.
Prefeitura
Segundo a Assessoria de Comunicação Prefeitura de Assis, o Parque das Águas não é apropriado para as pessoas nadarem, apenas para a prática da pesca. Informou ainda que provavelmente é um homem já conhecido dos frequentadores e que desenroscava as boias dos pescadores, recebendo algum dinheiro por isso. "No local existem vários avisos de que é proibido nadar, mas as pessoas não obedecem".
Bombeiros
De acordo com o sargento Policher, do Corpo de Bombeiros de Assis, a informações que chegaram até a corporação foram de que trata-se de um morador de rua. "Ele pega as boias dos pescadores que ficam enroscada no lago. Ele tentou pegar uma dessas boias e se afogou".
Os bombeiros fizeram a varredura do lago, com um mergulho de três tempos. "Amanhã viremos com uma equipe especializada em mergulho para fazer toda a varredura do local".
No entanto, agora à noite, bombeiros estavam percorrendo a extensão do lago com um bote.
Questionado se é confirmando o afogamento, o sargento disse que os bombeiros se baseiam na informação do solicitante. "Falaram que viram ele, mas não temos a informação com precisão. Não chegou nenhum familiar dele ainda. Estamos nos baseando com aquilo que nos foi passado pelo solicitante".
O Assis News continuará acompanhando o caso e trará mais informações.