Na manhã de hoje, 1º, tomaram posse em Assis a prefeita Telma Spera, o vice Alexandre Cachorrão e os vereadores eleitos no último pleito municipal. A cerimônia de posse da 19ª Legislatura foi realizada no Teatro Municipal “Pe. Enzo Ticinelli”.
O local esteve tomado pelo público que foi acompanhar a solenidade. A sessão de posse foi presidida pelo vereador Fernando Sirchia, que recebeu o maior número de votos nas eleições do ano passado.
Tanto Telma quanto Alexandre Cachorrão fizeram discursos com bastante emoção.
O vice-prefeito agradeceu a Deus, à sua família e chamou sua esposa e filhas para agradecê-las por todo o apoio não apenas na campanha, mas na vida. Agradeceu aos pais, família, sogros, cunhados.
Ele agradeceu ainda à confiança do Diretório Estadual do Partido Avante, diretores municipais, filiados e de todos os candidatos a vereador.
“Agradeço à confiança de Telma Spera, que acreditou na força de nossa união para chegarmos à Prefeitura de Assis. Juntos poderemos fazer uma transformação em nossa cidade. E vamos fazer”, ressalta. “Agradeço ainda a todos que ajudaram, colaboraram com a campanha e acreditaram em nosso projeto, em especial o Dr. Ézio Spera”.
Alexandre Cachorrão falou de suas origens, tanto no aspecto pessoal, quanto profissional, comercial e político e do desafio que enfrentará a partir deste dia 1º. “Hoje, com grande honra e responsabilidade, recebo da população a missão de vice-prefeito, com a incumbência de, ao lado da nossa prefeita Telma Spera, debater, formular, decidir e implantar políticas públicas, contribuindo com ideias e soluções para os desafios que enfrentaremos. Este é um momento de muita emoção e responsabilidade, pois assumo um compromisso com cada cidadão que confiou em nosso projeto. Tenho certeza de que escreveremos um novo capítulo. Trabalharemos arduamente para uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes, na saúde, educação, esporte, desenvolvimento econômico, empreendedorismo, geração de emprego e em todas as áreas”.
Afirmou que continuará trabalhando com a mesma energia, garra e entusiasmo de sempre. “E faço com amor, porque eu acredito que a política é um chamado, é minha vida. Muito obrigado, feliz 2025 a todos e vamos juntos transformar a nossa cidade”.
Indignação A prefeita Telma Spera gradeceu a todos que organizaram a cerimônia de posse e especialmente aos que participaram direta e indiretamente de sua campanha. “Foi árdua, mas valeu a pena”. Agradeceu a Deus, aos pais, aos membros das famílias Gonçalves e Carneiro, ao seu esposo, filhos e neta, e ao Dr. Ézio Spera, ex-prefeito de Assis.
Em uma de suas falas, a prefeita, que foi provedora da Santa Casa de Assis e diretora do Hospital Regional, enfatizou a importância da melhoria na área da saúde no município. “Não podemos mais aceitar crianças e adultos morrendo devido à falta de organização dos serviços de saúde. Não podemos aceitar as infinitas filas para exames e cirurgias, crianças sem diagnóstico de um neurologista sem receber tratamento adequado”.
Também tocou em um outro sério problema de saúde no município, o uso de drogas. “Não podemos também nos conformar com crianças, adolescentes, mulheres, pessoas socialmente discriminadas sendo violentados principalmente em decorrência do uso e abuso de drogas psicoativas, dentre elas o álcool. Ninguém fala, mas o álcool tem destruído vidas, tem destruído famílias. E não podemos ser hipócritas deixando de falar desse mal que assola o nosso século”.
Outra causa de mortes na cidade apontada pela prefeita é o trânsito. “Não podemos ficar calados e inertes diante de uma grande quantidade de jovens e indivíduos de todas as faixas de idade que têm perdido suas vidas ou ficado sequelados em decorrência dos acidentes de trânsito em nossa cidade. Assis é campeã em acidente de trânsito e com alta taxa de sequela e mortalidade”.
A prefeita falou ainda de outros desafios a serem enfrentados, como o crescente número de moradores de rua na cidade, falta de emprego e pessoas vivendo na miséria. “Não podemos nos conformar em ver famílias sem comida na mesa. E eu vi isso na campanha e doeu demais”.
Também trouxe à tona a conservação e limpeza da cidade. “Não podemos continuar assistindo passivamente à destruição da nossa cidade, da nossa natureza. Árvores milenares sendo cortadas sem qualquer pudor, sem qualquer critério. Como continuar vendo lixo espalhado pelas ruas?”, questiona. “Como continuar assistindo às enchentes em vários pontos da nossa cidade calados, como se isso fizesse parte do nosso dia a dia?”
Outro tema abordado por Telma Spera foi a educação. “Como continuar com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) despencando no nosso município e sendo um dos piores da nossa região?”
Corrupção Na visão da prefeita, grande parte dos problemas são gerados pela corrupção. “Como continuar vendo a politicagem e a corrupção dominando o campo político e substituindo ou destruindo o debate de ideias e de propostas? Nós não entramos nessa politicagem corrupta da difamação e da calúnia. Nós anunciamos os projetos que a nossa cidade precisa”.
Ela afirmou que algo precisa ser feito. “Vamos continuar calados? Vamos continuar inertes? Vamos continuar congelados? Temos que dar um basta em tudo isso. Mas como, meu querido Alexandre Cachorrão?”, dirigindo-se ao vice-prefeito. A solução, na sua visão é a mudança de mentalidade. Para isso, argumentou contra pessoas que tratam a corrupção no país como um traço cultural. “Não é cultual, é corrupção. Pessoa que não trabalha, que mente, que desvia recursos não é cultural, é corrupção e precisa ser combatida por todos nós”.
Para ela a mudança de paradigma só acontece se as pessoas quiserem esse processo. “A mudança não virá com um toque de mágica ou com uma medicação poderosa, mas sim com a união de pessoas com um propósito de resgatar e cuidar de pessoas, em qualquer nível social, mas em especial os mais vulneráveis e os mais desprotegidos”.
Confira a cerimônia de posse transmita pela TV Câmara Assis