No mês passado, foi realizada, na sede do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP, a reunião da comissão organizadora da I Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Paranapanema - CIMA-VAP, que debaterá o tema: Mudanças Climáticas: o desafio da transformação ecológica.
O encontro reuniu os representantes da sociedade civil e poder público que compõem a comissão e contou com a presença de André Campos Botelho, Cledir Mendes Soares, Jéssica Izaquiel Ferreira, João Vitor Franco, Julio Cesar Rosa, Leandro Henrique Santos, Márcia Marise de Freitas, Marlene Lopes de Almeida e Noeli Pires Bueno, que discutiram a mobilização da comunidade regional, organização e estrutura do evento.
A I CIMA-VAP é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Esse evento tem como objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade regional, eleger delegados para representação da região na etapa Estadual, bem como, promover a conscientização e a construção de soluções conjuntas para os desafios locais e regionais, envolvendo as comunidades de diversos segmentos.
“Estamos mobilizando os municípios do nosso território para participarem da Conferência, por meio de nossas Câmaras Técnicas de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa Civil, unindo esforços e promovendo diálogos referente aos cinco eixos temáticos, propostos no documento de referência nacional”, explica Noeli. “Enviamos aos municípios consorciados um formulário de adesão, que formaliza a participação das cidades na conferência intermunicipal ", finaliza.
Os temas foram divididos em eixos da seguinte forma:
I – Mitigação
II – Adaptação e preparação para desastres
III – Transformação Ecológica
IV – Justiça Climática
V – Governança e Educação Ambiental
O evento, que acontecerá no Bloco 12 da FEMA - Assis, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, se configura como uma etapa de suma importância, fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a preservação ambiental.