15/02/2024 às 16h18min - Atualizada em 15/02/2024 às 16h23min

Projeto realiza promoção da pizza para a aquisição de equipamento fotográfico

Fotógrafo Jean Galvão ministra aulas para jovens, ensinando técnicas da fotografia e exercício da cidadania


No ano passado, o fotógrafo Jean Galvão deu início ao projeto Semeando Luz e Arte, com o objetivo de ensinar a arte da fotografia a jovens. A deia contou com o apoio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. "Comecei o projeto porque muitos jovens querem aprender fotografia e não têm condição nem de pagar um curso nem de comprar equipamento, pois ambos são caros".

As aulas tiveram início em setembro de 2023 com 10 alunos. "É provável que até o reinício das aulas neste ano tenhamos 15 alunos", explica. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, com programação de saídas fotográficas aos sábados ou feriados para colocar em prática o que é aprendido em sala. "Geralmente pegamos um local da cidade, como o Parque Buracão ou o centro".

Segundo ele, o curso é totalmente é gratuito. "Apenas a apostila e a camiseta do projeto têm custo de R$ 70,00 para os participantes".

A Assembleia de Deus apoia o projeto e cede espaço para as aulas. "Além de levar a formação ao jovem, ele acaba atuando como voluntário, cuidando das mídias sociais da igreja. Trabalhamos tanto o lado profissional, que é o aprendizado da fotografia, e também levamos o lado humanizado de compartilhar o que eles aprendem dentro de um projeto social, se doando dentro da igreja para trabalhar em favor da obra de Deus", conta Jean.

Ele disse que esse é seu objetivo: exercer a cidadania. "Procuro beneficiar a vida de outras pessoas através da minha profissão. Não é só a parte comercial da fotografia que importa, mas também mostrar o lado humano para os jovens dentro do curso", ressalta. "Que eles entendam que, dentro da nossa profissão, temos a condição e a capacidade de ajudar as pessoas. Que eles tenham a sensibilidade de compreender que o que temos de precioso em nossa vida, que é o conhecimento, podemos compartilhar de forma gratuita com outras pessoas. E, com isso, tentar tornar a nossa sociedade mais igualitária e humana".

Uma parte das aulas práticas é desenvolvida na própria igreja, durante os cultos. "A celebração dos cultos serve de experiencia também, pois eles registram os momentos. A gente trabalha essa parte prática muito melhor quando saímos para as ruas da cidade, onde consigo desenvolver uma metodologia diferente. Mas os alunos acabam evoluindo a cada domingo, quando fotografam os cultos". Comenta. Jean destacou que há uma mudança do olhar. "Eu trabalho muito a sensibilidade. Ensinei para eles desde o início o quanto é importante essa sensibilidade no olhar para que a fotografia ecumênica seja uma fotografia expressiva, munida de sentimento. Se eles conseguem aplicar esse olhar, esse sentimento, em um registro dentro da igreja, quando eles forem fotografar um aniversario, um ensaio de família, já terão essa sensibilidade bastante apurada".


Promoção
As aulas práticas necessitam de equipamentos para que os jovens possam praticar e aprender. Para levantar recursos para a aquisição de uma câmera fotográfica, o projeto Semeando Luz e Arte promoverá a venda de pizzas. Cada pizza custa R$ 35,00 e deverá ser retirada no dia 9 de março (sábado), às 12h, na Rua da Matriz, 697, na Vila Maria Isabel. Mais informações com Jean Galvão pelo telefone (18) 18 99752-7869.


*Fotos das alunas Giovana e Ysmmara


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.