Há cerca de cinco anos, a artista plástica Nati Saez começou a dar vida ao Projeto Lua Crescente, que possibilita o acesso de pessoas acima de 15 anos e com talento para pintura, - e que não tinham condições financeiras de arcar com os custos de ateliê - a um curso de um ano.
Ela contou que começou a ministrar oficinas de pintura em escolas públicas e detectou vários talentos, além de observar nas crianças a vontade de pintar, de conhecer mais. “Mas infelizmente o custo de materiais é altíssimo e, portanto, o valor das aulas é inviável para muitas pessoas”, lamenta.
A artista resolveu então buscar patrocinadores para viabilizar o estudo em seu ateliê. “O Juan Diogo foi uma descoberta da diretora da escola Léa Rosa, onde ele estudava. Ela me procurou e mostrou os desenhos incríveis desse menino, que então tinha 11 anos”.
O jovem começou no ateliê em 2019 e no ano seguinte Nati conseguiu um patrocinador para ele. “Daí surgiu a ideia do Projeto Lua Crescente e fui atrás de mais patrocinadores, o que não é nada fácil, porque infelizmente pouquíssimas pessoas ou empresas entendem que a arte pode ser um novo caminho pra muitos desses adolescentes”.
Com muita insistência, em 2022 Nati conseguiu mais dois patrocinadores e abriu uma seleção para abrigar outros alunos. Foi então que Victor Eduardo e Gabriel Segateli se juntaram ao time.
Através de apoio destes patrocinadores são adquiridos os materiais necessários para a execução de todos os trabalhos, como telas, pincéis e tintas. O Lua Crescente também contou com o apoio do artista Alemãoart, na doação de telas; de Lelo Leite, que escreveu o projeto; e de Riscado Brito, que criou a marca e o layout dos posts publicados nas redes sociais.
Exposição
Com as aulas, prática e talento somados, várias obras nasceram e, consequentemente, uma exposição. “Ela foi viabilizada através da Lei Paulo Gustavo (edital 04/2023), no qual me inscrevi, propondo a ocupação do saguão do Teatro Municipal de Assis pra mostrar o resultado do trabalho desses meninos”, relata Nati. “Tela a tela é possível ver a evolução deles”, acrescenta.
Cada aluno produziu quatro obras, que participam da Exposição Projeto Lua Crescente – A Arte Liberta, contemplada, como a artista comentou, no edital 04/2023 de chamamento público da Lei Paulo Gustavo de Assis-SP, em atendimento ao disposto da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, e Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.
A exposição encerra o ciclo de Juan, Victor e Gabriel e agora a artista espera conseguir mais patrocinadores para acolher outros talentos em seu ateliê por mais um ano. “Todo o trabalho vale à pena; me realizo na realização deles”.
Serviço
Exposição Projeto Lua Crescente – A Arte Liberta
Local: Saguão do Teatro Municipal de Assis “Pe. Enzo Ticinelli” – Rua Floriano Peixoto, 757
Horário: O saguão fica aberto das 8h às 11h e das 14 às 17h. Abre à noite apenas quando há espetáculo no teatro.
Entrada gratuita
A exposição acontece até o início do mês de abril