A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove, entre os dias 15 de março e 15 de abril, um mutirão para que consumidores possam renegociar dívidas em atraso com bancos de todo o país.
No "Mutirão de Negociação e Orientação Financeira", como foi batizado o programa, os bancos devem oferecer melhores condições para o pagamento de dívidas contraídas em diversas modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, por exemplo.
"A renegociação de dívidas inclui redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas, de acordo com a política de cada instituição participante", diz Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
Para fazer a renegociação, o consumidor pode falar diretamente com a instituição financeira em que a dívida foi contraída, ou acessar o portal do governo consumidor.gov.br (opção disponível para as pessoas com conta Prata ou Ouro).
A Febraban destaca que também é possível renegociar por meio do Sistema de Atendimento ao Consumidor Proconsumidor - que reúne os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e Defensorias Públicas. "Essas entidades ficarão responsáveis pelos procedimentos de notificação, interface com os bancos e resolução", explica a Federação.
A instituição também pontua que não podem ser renegociadas as dívidas:
- que tenham bens dados em garantia;
- prescritas;
- que estejam com as parcelas em dia.
O mutirão é uma iniciativa da Febraban em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
Bancos e financeiras participantes
Banco do Brasil
Banco Carrefour
Banco BMG
Banco Daycoval
Banco Fibra
Banco Inter
Banco do Nordeste
Banco Original
Banco Semear
Banco BV
Banpará
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Cetelem
C6 Bank
Digimais
Inbursa
Itaú
NBC Bank
Paraná Banco
Santander
Senff
Sicredi
Tribanco
Fonte: G1