Barreiras e limites. Todos os enfrentamos de alguma forma. E com os PcDs (pessoas com deficiência) não é diferente, sendo que algumas barreiras existem em decorrência de sua deficiência. Na busca de quebrar essas barreiras e gerar a inclusão foi criada a ADFESP - Associação dos Deficientes Físicos do Estado de São Paulo -, que pretende gerar ações que beneficiem os portadores de diferentes tipos de deficiência.
Segundo o presidente da entidade, Claudomiro de Souza, um dos passos nesse sentido é a realização de um curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. O objetivo é que, ao ensinar a Libras para mais pessoas, mais deficientes auditivos poderão se sentir incluídos em diversas situações.
Claudomiro citou como exemplo os estabelecimentos comerciais. Se pelo menos um atendente ou vendedor souber Libras, o deficiente poderá ser atendido sem dificuldade e, principalmente, sem constrangimento. Ou melhor, ele conseguirá ser atendido.
O curso
O curso de Libras é totalmente gratuito e começará no dia 17 de maio. As aulas, ministradas pelo professor Carlos Brites, acontecerão às sextas feitas, das 19h30, às 22h, na rua Capitão Assis, 1.280.
Mais informações e inscrições pelos telefones 18 99604-7555 e 11 97200-4947. O curso é aberto a toda a comunidade, mas as vagas são limitadas e a procura está sendo grande.