O 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Assis, enviou uma nota à redação esclarecendo sobre a abordagem realizada a dois jovens.
Na última segunda-feira, 27, policiais militares tentaram abordar dois jovens em um moto, que não obedeceram e fugiram. Um deles, Eduardo da Silva Firmino, 22, foi detido pelos policiais, que informaram que o jovem teria reagido e os agredido durante a detenção, momento em que um dos PMs, alegando se defender, deu dois disparos contra ele e o outro colega também disparou outros dois tiros contra o suspeito. Eduardo morreu no local.
Confira a nota da Polícia Militar de Assis:
“O Trigésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Assis e responsável pelo policiamento ostensivo preventivo nos treze municípios de nossa região, informa que no dia 27 de maio de 2024, por volta das 10:30h, uma equipe policial-militar realizava patrulhamento pelo Bairro Maria Izabel, momento em que observaram uma motocicleta Honda CG Titan 150 KS, com dois ocupantes, que ao observarem a presença da equipe empreenderam fuga, fato este que motivou os Policiais Militares a emitirem ordem de parada, entretando, o condutor não acatou a ordem legal emanada.
Durante o acompanhamento, o passageiro pulou da motocicleta e se evadiu pelas proximidades da rua Capitão Altino, o motorista continuou a se evadir por diversas ruas, quando, próximo ao bairro Vila Bela 3, abandonou o veículo e iniciou a fuga a pé, sentido a área de mata.
O acompanhamento a pé se deu por aproximadamente 500 metros de pasto, adentrando uma área fechada de mata, momento em que o motorista da equipe alcançou o indivíduo em meio à trilhas de mata densa e houve uma luta corporal com este, que em dado momento tentou arrebatar o armamento do policial, ao tempo em que possivelmente sacava o revólver que estava consigo, diante da situação o militar efetuou três disparos com seu armamento. Em ato quase que imediato, o encarregado da equipe chegou no local do entrevero e, ao visualizar a arma de fogo já na mão do indivíduo, ainda em posição de luta próximo ao solo, e com gesto característico de início de pontaria, também realizou três disparos com sua arma de fogo, vindo a desarmar imediatamente o indivíduo e verificando que a arma se tratava de um revolver marca Rossi cal.22. Em razão dos ferimentos sofridos foi solicitado socorro ao individuo, porém foi constatado pela equipe do SAMU o óbito no local.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo sempre atua de forma a preservar vidas. Todas as ações estão sendo apuradas, a fim de que os fatos sejam elucidados”.