31/05/2024 às 14h31min - Atualizada em 31/05/2024 às 14h33min

Redução na pegada de carbono equivale ao plantio de mais de 400 árvores

Concessionária avança na redução de emissões de CO2 e promove o desenvolvimento sustentável no setor de rodovias


A CART Concessionária de Rodovias avança no atendimento às normas ambientais, sociais e de governança (ESG), destacando-se por sua contribuição ao meio ambiente através da transição da energia convencional para a energia renovável. De janeiro a dezembro de 2023, a CART consumiu 1354,746 MWh de energia renovável incentivada, reduzindo suas emissões de dióxido de carbono - CO2, uma das moléculas gasosas associadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas - em 57,53 toneladas. Essas emissões evitadas são equivalentes ao plantio de 403 árvores ao longo de 30 anos em um projeto de reflorestamento.

Este esforço, que resultou na conquista do Selo de Energia Renovável 2024 da COMERC Energia, faz parte de um projeto especial desenvolvido para classificar e organizar as 103 instalações da empresa, a fim de identificar e implementar as melhores tecnologias e processos em cada local.

Transição energética e implementação
Desde 2020, a CART adotou um caminho sustentável com duas soluções distintas para suas necessidades de alta e baixa tensão. Para o Centro de Controle Operacional (CCO) e as praças de pedágio, a CART acessou o mercado livre de energia. Nesse mercado, a empresa pode escolher a fonte de energia, optando pela energia de fontes verdes. Estas fontes são reconhecidas por reduzir significativamente as emissões de CO2, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono da CART.

Para Unidades de Atendimento aos Usuários (SAUs), Postos Gerais de Fiscalização (PGFs), almoxarifados e equipamentos de ITS, a solução adotada foi a geração própria de energia solar. Com uma estratégia diferenciada, a CART gera grande quantidade de energia em pontos específicos e, por meio do sistema de créditos de energia, compensa o consumo em unidades espalhadas ao longo do trecho.


Monitoramento e impacto ambiental
O cálculo de emissões de CO2, realizado pela COMERC e Sinerconsult, parte de um padrão de reflorestamento e da metodologia utilizada como referência pelo projeto de créditos de carbono brasileiro, auditado pela Organização das Nações Unidas - ONU.

Embora o monitoramento direto das emissões de CO2 não seja realizado, a CART utiliza para determinar a pegada de carbono evitada ao utilizar energia limpa em vez de fontes convencionais poluentes. Esses cálculos são baseados nos impactos previstos de cada processo, fornecendo uma visão clara de quanto CO2 a empresa deixa de emitir.

Futuro da energia solar na CART
Os benefícios da adoção de energia renovável pela CART vão além do impacto ambiental imediato. A empresa observa uma série de vantagens sociais, incluindo a melhoria da matriz energética brasileira e a redução da poluição. Além disso, a transição para fontes de energia renovável tem contribuído para a redução dos custos financeiros, demonstrando que a sustentabilidade pode ser economicamente viável.

No momento, todas as unidades consumidoras da CART estão atendidas seja pelo mercado livre de energia ou pela geração solar própria. Embora não haja novos projetos específicos para aumentar a capacidade de geração solar, a empresa está constantemente em busca de novas soluções que possam melhorar a eficiência energética de maneira limpa e sustentável.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.