27/06/2024 às 10h03min - Atualizada em 27/06/2024 às 10h03min

APASS de Assis recebe visita técnica do CIVAP

Objetivo foi conhecer de perto o trabalho da associação e os projetos de proteção à fauna silvestre em andamento


Semana passada, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP - realizou uma visita técnica na Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis - APASS. A visita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho da associação e os projetos de proteção à fauna silvestre em andamento.

A equipe de Projetos do CIVAP, acompanhada do controlador interno, Leonardo Oliveira, foi recebida pelo presidente da APASS, Aguinaldo Marinho, e pela diretora executiva, Natália Tomaz Godoy. Durante a visita, Marinho e Natália apresentaram as instalações e explicaram detalhadamente o processo interno da instituição.

A APASS é uma associação sem fins lucrativos e não governamental que se dedica à defesa do meio ambiente, com especial foco na fauna silvestre. Além disso, a associação realiza atividades de educação ambiental, ação social e apoio técnico/científico. Em 2023, a APASS recebeu mais de 500 animais, dos quais 65% eram aves, 25% mamíferos e 10% répteis.

A associação mantém convênios com diversas instituições, incluindo as prefeituras, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e concessionárias como Cart, Entrevias e Eixo SP. Esses parceiros são responsáveis pelo resgate de animais em situações de perigo para si mesmos ou para a população, levando-os até a APASS para avaliação e tratamento.

Ao receber um animal, os veterinários da associação realizam uma avaliação completa para determinar o tratamento necessário. Isso pode incluir tratamento médico, cirurgias, administração de medicamentos, reintegração na natureza e reinserção do animal em seus hábitos naturais, como caça e voo. Caso o animal não possa retornar à natureza, ele recebe cuidados permanentes na associação, garantindo sua qualidade de vida.

Aguinaldo Marinho, que também é biólogo, destacou a importância de combater o tráfico de animais. “O número de tráfico de aves, especificamente papagaios e araras, além de outros animais, é muito alto nesta época do ano. Isso quer dizer que, se está havendo venda ilegal, é porque está tendo procura. A orientação para toda a população é que não compre animais ilegalmente. Além de ser crime, isso contribui para a rede de tráfico animal”, alertou.

A APASS orienta que, em caso de encontrar um animal silvestre atropelado, abandonado ou envenenado, ou em situações de tráfico ou posse irregular, os cidadãos devem contatar a Secretaria de Meio Ambiente de seu município, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental para que sejam tomadas as providências necessárias e o animal seja resgatado e encaminhado para a associação.

Além do CIVAP e dos municípios, a APASS mantém convênios com várias outras instituições da região, reforçando seu compromisso com a proteção da fauna silvestre.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.