Na tarde desta quarta-feira, 26 de junho, foi realizado em Assis, na Câmara Municipal, o V Fórum de Combate às Drogas de Assis, evento instituído pelo Projeto de Lei Nº 96/2014 de autoria dos vereadores Sargento Valmir e Alexandre Cachorrão, que instituiu no âmbito da Câmara Municipal de Assis o Fórum anual de combate às drogas.
O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho e visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU por meio de Resolução, em 1987. A data é importante, uma vez que as drogas são um grave problema em todo mundo, sendo consideradas uma questão de saúde pública. O uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade, até mesmo quando falamos de drogas lícitas.
O Fórum se dispôs a buscar políticas públicas mais eficazes, promover a educação sobre os riscos das drogas, fornecer apoio as comunidades afetadas e apoiar programas de prevenção e tratamento para dependentes de substâncias em Assis.
Os participantes levaram informações relevantes relacionados a prevenção e ao combate ao uso de drogas, e também sobre os tratamentos, não só aos dependentes, mas também a seus familiares, que são atingidos pelo flagelo que é ter alguém em casa envolvido com entorpecentes.
O evento destacou a importância em se trabalhar na formação de cidadãos dentro de escolas, igrejas, empresas, e sociedade em geral e principalmente com informação e apoio dentro de casa. A abordagem sobre o assunto com crianças e adolescentes mereceu um destaque especial, e é a forma mais eficaz de se trabalhar de acordo com a opinião da maioria.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Gerson Alves, os vereadores Pastor Nivaldo, Pastor Edinho, o ex-vereador Valmir Dionizio, o secretário municipal de Saúde, Almir Moreno, a presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, Tamara Nunes, a presidente do Conseg, Maria Madalena, a psicóloga Cristina Vendramel, o secretário adjunto de saúde, Paulo Delchiaro, e a assistente social Sandra Lopes.
Ainda se fizeram representar as comunidades terapêuticas Idaac Maanaim, Cremos e Restauração, bem como os grupos de apoio CCAV (Candido Mota) Vida Nova e o Amor-Exigente.
“Essa guerra não leva à morte apenas as pessoas ligadas com a venda e o consumo de drogas, sendo frequente as notícias de mortes de pessoas inocentes, incluindo crianças. Combater o consumo de drogas é importante também para reduzir toda a problemática que envolve o tráfico de drogas e afeta de maneira tão triste a nossa sociedade", ressaltou Segundo Valmir Dionizio, voluntário do Amor Exigente.