O Clube de Cinema de Marília - CCM traz para julho uma seleção diversificada de filmes internacionais e produções nacionais de destaque. Com curadoria da produtora Alumiar Filmes, o calendário inclui obras que prometem surpreender e cativar o público com produções que não integram o circuito comercial.
A programação conta com a exibição de "Ecos do Esquecimento" de Daiana Crepaldi. O curta convida o espectador a uma jornada emocional e reflexiva através de cenas e fotografias panorâmicas que capturam a essência de locais esquecidos.
Em “A Sala dos Professores". A produção alemã, dirigida por Ilker Çatak, foi indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro. Já "Mil e Um", dirigido por A.V. Rockwell, foi premiado com o troféu do júri no Festival de Sundance 2023.
O longa "A Mesma Parte de Um Homem", exibido em parceria com a Olhar Filmes foi dirigido por Ana Johann e indicado na Mostra de Cinema de Tiradentes.
No documentário mariliense “Dona Rute – Uma História de Amor e Benzimentos”, de Tiago Damaceno e Sayer Aurélio Dorileo é apresentada a história de vida de uma das mais famosas benzedeiras de Marília entre as décadas de 30 e 80.
A programação também destaca o longa “Os Colonos” de Felipe Gálvez que foi premiado no Festival de Cannes e foi o representante Chileno no Oscar 2024. O longa “Goodbye Julia” do diretor Mohamed Kordofani foi o vencedor do prêmio da Liberdade em Cannes.
E, encerrando a programação de julho, o longa “Casa de Beija-Flor” dirigido por Kim Bora ganhou diversos prêmios, incluindo o de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM: https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia.
Programação
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília - Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
5 de julho (sexta-feira)
"Ecos do Esquecimento" – Brasil
Direção: Daiana Crepaldi
Sinopse: O curta busca sensibilizar o público para as consequências do abandono
urbano, destacando não apenas a decadência física desses lugares, mas também o impacto emocional que eles carregam. Ao explorar a estética do vazio e do abandono o espectador é desafiado a refletir sobre sua responsabilidade compartilhada na preservação do patrimônio urbano.
Horário: 19h
7 de julho (domingo)
A Sala dos Professores (2023) – Alemanha
Direção: Ilker Çatak
Sinopse: Tentando solucionar uma série de furtos na escola onde leciona, a professora Carla acaba flagrando um crime e, a partir disso, aumentando as tensões nesse microcosmo que escancara a Era da pós-verdade, entre outras crises europeias atuais.
Horário: 20h
13 de julho (sábado)
Mil e Um (2023) - EUA
Direção: A.V. Rockwell
Sinopse: Pessoa de espírito livre, Inez sequestra o próprio filho, antes confinado num orfanato, e inicia com ele uma turbulenta aventura.
Horário: 20h
14 de julho (domingo)
A Mesma Parte de Um Homem (2021) - Brasil
Direção: Ana Johann
Sinopse: Isolada no interior com a filha e o marido, Renata compreende o medo como algo comum, cotidiano. A chegada à localidade de um desconhecido muda tudo, despertando coisas até então adormecidas.
Horário: 20h
19 de julho (sexta-feira)
Dona Rute – Uma História de Amor e Benzimentos - Brasil
Direção: Tiago Damaceno e Sayer Aurélio Dorileo
Sinopse: Filomena Maceira Fredemberg, mais conhecida como dona Rute, foi uma mãe, avó, conselheira e um verdadeiro um porto seguro na vida de muitas pessoas entre as décadas de 30 a 80. Com caráter histórico, o filme mescla sua vida desde seus benzimentos quanto às tradições e costumes populares daquela Marília em desenvolvimento.
Horário: 20h
20 de julho (sábado)
Os Colonos – Chile/Argentina
Direção: Felipe Gálvez
Sinopse: Três corajosos cavaleiros embarcam numa expedição pela Terra do Fogo, situado na extremidade Sul da América do Sul, na virada do século 20. As tensões do grupo crescem à medida que eles descobrem que sua verdadeira missão é assassinar a população indígena.
Horário: 20h
21 de julho (domingo)
Goodbye Julia - Sudão/Suécia
Direção: Mohamed Kordofani
Sinopse: A história segue Mona, uma cantora aposentada do norte do Sudão, que busca redenção após encobrir um assassinato ao acolher a viúva do falecido, Julia, e seu filho, Daniel. Mona, atormentada pela culpa, não consegue admitir para Julia sua responsabilidade pela morte de seu marido. Ela decide deixar o passado para trás e se adaptar à nova situação, sem saber que os problemas do país podem obrigá-la a confrontar seus pecados.
Horário: 20h
28 de julho (domingo)
Casa de Beija-Flor – Coréia do Sul
Direção: Kim Bora
Sinopse: Eun-hee, uma adolescente solitária e introspectiva está tentando encontrar seu lugar no mundo. Enquanto lida com conflitos familiares, problemas escolares e incertezas sobre seu futuro, ela conhece pessoas importantes em sua vida e, através dessas relações, começa a aprender mais sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor, em uma jornada emocionante e reveladora de autodescoberta.
Horário: 20h