De acordo com o Cartório Eleitoral de Assis, cerca de mil mesários devem atuar no pleito de 2024. As convocações já começaram e a solicitação acontece por meio de e-mail.
Segundo Misael Maia, chefe do Cartório Eleitoral de Assis, o número corresponde a mesários e ao grupo de apoio logístico.
Inicialmente a convocação é realizada por e-mail já cadastrado no banco de dados, caso não obtenham resposta, a mesma convocação é enviada por WhatsApp, em situação de não retorno, o cartório eleitoral efetua a substituição do então convocado.
“Porém, a partir da publicação do edital, apenas com requerimento direcionado ao juiz eleitoral para a decisão se o convocado será ou não dispensado. Caso o convocado não justifique, este estará sujeito a um processo judicial, poderá ser penalizado com o pagamento de multa e, se for funcionário público, fica também sujeito a perdas de dias de trabalho”, frisou Maia.
A 15ª Zona Eleitoral de Assis também é responsável pela convocação dos mesários da cidade de Echaporã, que este ano deve atuar com aproximadamente cem pessoas.
A votação nas eleições de 2024 acontece no dia 6 de outubro, a equipe inicia os trabalhos a partir das 7h e seguem até o final da votação. Aos mesários, a Justiça Eleitoral fornece um auxílio alimentação no valor de 60 reais, e para cada dia trabalhado a pessoa tem direito a dois dias de folga.
Fonte: Câmara Municipal de Assis