23/08/2024 às 16h22min - Atualizada em 23/08/2024 às 16h22min

CIVAP realiza Reunião Técnica de Proteção e Defesa Civil e lança Plano de Ação Regional

Foram discutidas estratégias de enfrentamento aos desafios, especialmente em um cenário de mudanças climáticas e eventos extremos


Na última quinta-feira, 22, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP promoveu a primeira Reunião Técnica de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o GAEMA/MPSP e a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento, com o tema “Gestão Sistêmica do Risco e do Desastre”, aconteceu em Assis e reuniu prefeitos, gestores municipais e representantes de empresas para discutir estratégias de enfrentamento aos desafios da defesa civil, especialmente em um cenário de mudanças climáticas e eventos extremos.

A abertura contou com a presença de Marcelo de Souza Pecchio, presidente do CIVAP e prefeito de Quatá; Dr. Luis Fernando Rocha, promotor de Justiça e coordenador do GAEMA; e major Michele César, diretora de Resposta de Defesa Civil do Estado.

Dr. Luis Fernando Rocha abordou a atuação do Ministério Público na gestão territorial e em vulnerabilidades socioambientais. Em seguida, Major Michele César destacou a importância da transparência nas ações de defesa civil, especialmente durante as transições governamentais. O Tenente Tiago Luiz Lourençon, da Defesa Civil do Estado, apresentou o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Plano de Contingência Municipal.


Marcelo Gramani, geólogo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), falou sobre avaliação de risco e a produção de cartas geotécnicas. Encerrando as palestras, Sergio Murilo D’Arruiz Santana, especialista ambiental da SEMIL/SP, falou sobre a Operação SP Sem Fogo.

No encerramento, Ida Franzoso de Souza, diretora executiva do CIVAP, anunciou o Plano de Ação Regional de Riscos e Desastres, uma importante ação regional para unir o compromisso dos municípios consorciados no reforço da prevenção e mitigação de desastres. Como ação do plano, foi destacada a criação da Câmara Técnica de Defesa Civil, o início dos estudos para implantar uma Central de Inteligência e Monitoramento de Desastres e ações nas escolas, como a realização da Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil.


“Estamos empenhados na criação do Plano e no estudo para uma central de monitoramento que funcionará 24 horas, integrando informações preventivas e dados georreferenciados sobre situações de risco de nossa região”, afirmou Ida.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://assisnews.com/.