Hoje, quinta-feira, 5, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP – aprovaram a criação da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil do consórcio, pauta votada na Assembleia Extraordinária de Prefeitos, realizada na manhã desta quinta-feira.
Cumprindo o Plano de Ação Regional de Riscos e Desastres, apresentado pelo CIVAP na 1ª Reunião Técnica de Proteção e Defesa Civil, a criação da Câmara Técnica é um importante passo para unir forças na prevenção de desastres, como o que vem acontecendo no Estado de São Paulo e em todo o Brasil: as queimadas.
Além da criação da Câmara, o CIVAP prevê uma série de ações regionais, uma delas já está em andamento: o diagnóstico detalhado das Defesas Civis dos municípios consorciados, que já receberam o formulário digital e devem responder até o dia 17 de setembro de 2024. O diagnóstico possibilita quantificar dados importantes dos municípios, como, sua estrutura, equipamentos disponíveis para a Defesa Civil, fontes de abastecimento de água, informações técnicas sobre servidores, dentre outros dados.
O próximo passo é a nomeação dos integrantes da Câmara Técnica, que deve ocorrer ainda nos próximos dias.
O CIVAP tem reforçado, nos últimos dias, sobre a prevenção de incêndios com a campanha Fogo Zero, e também tem priorizado agilizar as ações que fazem parte da Proteção e Defesa Civil regional, com o objetivo de ter rapidez e eficiência na mitigação de riscos e desastres que possam atingir nossos municípios e região.
Além disso, o CIVAP tem feito parte de um grupo regional que se organiza para discutir ações de prevenção, controle combate a incêndios, capitaneado pelo Ministério Público - GAEMA Médio Paranapanema, juntamente com órgãos como Corpo de Bombeiros, Policiamento Ambiental, Assocana - Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana do Vale do Paranapanema, empresas e cooperativas agrícolas, entre outros órgãos e entidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa