19/11/2024 às 17h05min - Atualizada em 19/11/2024 às 17h05min
Agenda 2030 e a cidade de Assis: ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima e a Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Paranapanema
A Agenda 2030 é um plano global criado pela ONU, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Seu foco é erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover bem-estar até 2030. O ODS 13 trata da urgência de combater as mudanças climáticas e minimizar seus impactos, destacando metas para fortalecer a resiliência e adotar ações globais integradas.
Entre as metas do ODS 13, destacam-se: integrar mudanças climáticas em políticas públicas, melhorar a capacidade de adaptação e mobilizar recursos financeiros para ações climáticas. Indicadores como emissões de gases de efeito estufa per capita e investimentos em mitigação são usados para medir o progresso. O documento também propõe ações locais e globais, com ênfase no fortalecimento da cooperação internacional e apoio técnico a países em desenvolvimento.
Na cidade de Assis, os indicadores revelam desafios em gestão ambiental e emissão de gases poluentes, apresentando atualmente a emissão de 2,38 toneladas de CO2 (gás de efeito estufa) por habitante por ano. Dados disponíveis mostram que a cidade precisa avançar em políticas de redução de emissões e no uso de energias limpas para atingir as metas do ODS 13, principalmente com desenvolvimento de estratégias de prevenção de riscos e desastres (como queimadas e enchentes) e combate ao desmatamento no município.
Em 18 de novembro de 2024, a organização da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Paranapanema avançou em Assis. Representantes da sociedade civil e autoridades locais discutiram soluções para a emergência climática, alinhadas ao ODS 13. A conferência será integrada ao cronograma da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que tem como tema a Emergência Climática, durante a COP30, em Belém, em 2025.
A iniciativa foi organizada pela Associação de Produtores Orgânicos e Agroecológicos de Assis e Região - APROA, Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas e Sindicato dos Bancários, com apoio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP e Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - COMDAMA.
Na reunião, foi decidida a criação de uma comissão organizadora e o calendário de encontros preparatórios, que serão realizados no mês de Dezembro de 2024 com a realização da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente em Janeiro de 2025. A união dos municípios busca otimizar recursos e fortalecer as ações regionais contra os impactos das mudanças climáticas. A participação ativa da população será essencial para garantir o sucesso desse esforço coletivo.
Com as preparações avançando, o Vale do Paranapanema reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 e o enfrentamento da emergência climática, promovendo soluções concretas para um futuro mais sustentável.
Cledir Mendes Soares - Cientista Econômico Msc em Recursos Hídricos e Especialista em Desenvolvimento Local e ODS. Conselheiro Suplente no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, representando a Sociedade Civil pelo Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas