Foi divulgado nas redes sociais, e encaminhado à Redação do Assis News, um post mostrando uma grande fila de usuários da UBS Bonfim, em Assis. As fotos foram tiradas de madrugada e os usuários alegam que têm que chegar pelo menos uma hora e meia mais cedo para conseguirem passar por consulta com o médico.
Eles reclamam que ficam esperando do lado de fora, sem cobertura para se abrigarem da chuva ou do frio, e sem bancos ou outro tipo de assento para os idosos.
Em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Assis, foi encaminhada à nossa Redação uma nota da Secretaria Municipal da Saúde, informando que estão sendo tomadas medidas para organizar os atendimentos e afirmando que não há necessidade de os usuários chegarem de madrugada às unidades.
Confira a nota oficial:
“Secretaria Municipal da Saúde – Prefeitura de Assis
Em relação ao questionamento sobre a UBS Bonfim, a Secretaria Municipal da Saúde informa que está implantando, nesta semana, uma agenda unificada para todas as Unidades de Saúde do município, com o objetivo de organizar o fluxo de atendimentos e melhorar a assistência prestada à população.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, o modelo prevê que 50% das consultas sejam agendadas previamente, e a outra metade, destinada a casos eletivos ou urgências que procurarem atendimento no dia.
Esse formato já vem sendo aplicado com sucesso na UBS Bonfim, onde os pacientes são acolhidos e atendidos sem necessidade de dispensas — e será, a partir de agora, padronizado em todas as demais unidades.
A orientação é clara: não há necessidade de chegar de madrugada. As unidades abrem às 7h, e a equipe garante que nenhum paciente sairá sem atendimento, seja por agendamento ou por avaliação no momento da chegada, de acordo com o fluxo técnico adotado”.